Você já percebeu como, no mundo online, nós fazemos parte de uma rede social imensamente extensa?! Sim, isso é óbvio. Mas pensar que temos o poder de mudar essa rede, acrescentando ou retirando, através de posts, tags, hipertextos?! Sim, isso também ( pelo menos eu acho meio óbvio). Agora, pensar que você tem o poder de mudar as idéias de um grupo, de um coletivo, através de ações não intencionais e despretenciosas? Isso eu nunca havia parado pra pensar. E garanto que pensar nisso é uma viagem.
Nesse texto, o autor Alex Primo, nos mostra quem faz e de que forma as interações na WEB 2.0. Ele nos explica como nós nos relacionamos com outros usuários, de que forma isso afeta a interação entre os usuários. Ele fala sobre a trivialização do termo "amigo", da relação entre vários graus de intimidade e confiança e a relação indivío e coletividade, e suas possibilidades. Começei a pensar muitas em várias coisas, por exemplo, de que algum dia, de alguma forma eu acrescentei algo a alguém, apartir de um post, de uma música que esta pessoa baixou a partir de P2P, de uma foto que havia um Tag no qual facilitou o encontro dela pelo usuário que a buscava. E isso eu nunca vou saber ao certo, nem vou conhecer a pessoa, e nem ela vai se interessar por isso. Não sei quanto a voçês, mas eu acho isso engraçado e estranho ao mesmo tempo. Seria como se eu doasse esperma num hospital. Eu poderia nunca conhecer algum filho proveniente dessa doação. Poderia passar por ele todos os dias, comprimentá-lo e até mesmo falar. Mas não saberia. Eu posso provocar reações em pessoas que não conheço sem saber.
Agora, toda vez que eu estiver num P2P, ou no Flickr, por exemplo, e tiver arquivos com algum problema, a tal ponto que outras pessoas não consigam baixar, ou baixem com uma qualidade ruim, eu vou pensar: " Em algum lugar do mundo tem alguém me chamando de filho da puta..."
Muito louco isso...
Um comentário:
Hahahah... filosófico e bem humorado, muito bom.
Você viajou mesmo, mas foi uma reflexão interessante.
Uma forma de diminuir a distância é comentando em blogs. Vai dizer que você comenta quando acha algo interessante ou útil em um blog desconhecido?
Postar um comentário